Nos últimos anos, as pessoas passaram a se preocupar em ter um estilo de vida mais saudável e uma boa qualidade de vida.  A Ciência da Nutrição tem assumido, ao longo dos anos, posição de destaque, contribuindo sobremaneira para a promoção de saúde das pessoas. Cada vez mais as pesquisas têm demonstrado a importância da ingestão adequada de alimentos, sendo eles sadios ou doentes, sua alimentação deve ser adequada ao estado em que se encontra.

Nos procedimentos nutricionais, a prescrição dietética deve ser individualizada, logo, alguns fatores, são levados em consideração, como peso, estatura, necessidades calóricas, distribuição de macronutrientes, patologia encontrada, necessidades de restrição de nutrientes, bem como os hábitos e preferências alimentares.

O Nutricionista é o profissional mais qualificado para elaborar o plano alimentar individualizado, que levará em consideração as necessidades individuais de cada paciente, respeitando características bioquímicas, além das aversões e predileções de cada um na hora de elaborar um cardápio.

Esses procedimentos significam um ótimo custo-benefício, possibilitado a melhoria da qualidade do serviço oferecido. É necessário que todos saibam da importância da Nutrição para manutenção e/ou recuperação do estado nutricional do paciente, procedimento geralmente fundamental para retirá-lo do estado patológico.

Exame relacionado a Nutrição