É o principal método de diagnóstico das doenças orgânicas do canal anal, reto e sigmoide. Permite não só o diagnóstico de doenças, mas também a realização de biópsia para coleta de material para estudo histopatológico ou até o seu tratamento (p.ex. polipectomia).

  • O exame

Inicialmente é feita aplicação de geleia anestésica no ânus. Em seguida é realizado o exame de toque retal, pela introdução suave através do ânus do dedo indicador do examinador. Em seguida, é passado o aparelho anuscópio para examinar o canal anal, seguido da introdução de um tubo endoscópico rígido ou flexível, que permite o estudo detalhado do interior do reto e sigmoide. Não há necessidade de sedação. O exame é geralmente bem tolerado, durando cerca de 10 minutos.

  • Preparo prévio

» Aplicar 01 bisnaga de Minilax® via retal na véspera do exame às 20:00 horas. Repetir a bisnaga de Minilax® às 7:00 e 12:00 horas no dia do exame. Se o exame for realizado pela manhã não precisa aplicar a bisnaga de 12:00 horas.
» Não há necessidade de dieta especial, jejum ou sedação.
» Comparecer à Clínica Procto Gastro no dia e hora marcados.
» Não há obrigatoriedade de vir acompanhado (a) por um adulto.
» Se estiver tomando alguma medicação via oral, mantê-la em seu horário habitual.

  • Cuidados pós-exame

Não necessita de nenhum cuidado especial.

  • Tratamento das principais queixas pós-exame

» Em caso de dor anal, pode tomar qualquer analgésico ou anti-inflamatório que tiver em casa, caso não seja alérgico.
» Em caso de inflamação das hemorroidas, tomar um comprimido de anti-inflamatório, fazer banho de assento com água morna a uma temperatura suportável, e em seguida aplicar no local qualquer pomada específica para inflamação hemorroidária, caso não seja alérgico.
» Caso a dor ou inflamação persista entrar em contato com a Clínica Procto Gastro.