É um importante método diagnóstico de doenças no intestino (reto, cólon e íleo terminal). Permite não só o diagnóstico de doenças, mas também a realização de biópsia para coleta de material para estudo histopatológico ou até o seu tratamento (p.ex. polipectomia).

  • O exame

O paciente recebe uma injeção intravenosa de analgésico e sedativo. Em seguida, é realizado um toque dilatador com gel anestésico e introduzido o colonoscópio, com uma microcâmera de alta definição na ponta, pelo ânus até a porção terminal do intestino delgado. O exame permite a visualização detalhada do interior do intestino delgado terminal, do cólon e reto. O exame tem duração aproximada de 20 minutos.

  • Preparo prévio

Há um preparo especial, motivo pelo qual o paciente deve passar na Clínica Procto Gastro para receber as orientações e esclarecimentos adequados, pois o preparo é fundamental para que o exame possa ser realizado de forma adequada.

  • Na véspera do exame

1 - Dieta leve.
» Não ingerir verduras, legumes, grãos (milho, feijão, lentilha, grão de bico), bagaço de frutas ou leite.
» No almoço pode comer frango desfiado ou peixe com arroz, massas ou sopa.
» Tomar suco de frutas coado, água de coco, sorvetes, gelatina e chá à vontade.
» No jantar tomar uma canja rala.

 

2 - Se estiver tomando alguma medicação via oral, mantê-la em seu horário habitual.
3 - Tomar 03 comprimidos de Dulcolax® às 20:00 h.

  • No dia do exame

1 - Dieta: ingerir apenas líquidos: chá, água de coco, água, água com açúcar e suco coado a vontade até as 10:00 horas.
2 - Medicação: Misturar 02 frascos de Manitol® a 20% de 250ml com meio litro de suco de laranja coado, formando um litro da solução e adicionar 50 gotas de Simeticona (Luftal®). Pode preparar na véspera e colocar na geladeira. Tomar toda a solução no intervalo de 1 hora, das 07 às 08 horas.
3 - Jejum a partir das 10:00 horas.
4 - Comparecer à Clínica Procto Gastro no dia e hora marcados acompanhado (a) obrigatoriamente por um adulto.
5- Traga sua medicação habitual para tomar, se necessário, após o exame. Caso seja necessário tomar antes do exame, o faça com um pouco d’água até 4 horas antes do exame.

  • Cuidados pós-exame

» Não deverá dirigir nem realizar nada que exija reflexo ou atenção contínua nas 6 horas que se seguem ao exame. Lembre-se que você estará sedado (a) e estes medicamentos diminuem os reflexos e o (a) deixará um pouco sonolento (a).
» Evitar alimentos de difícil digestão como gorduras, frituras e que contenham condimentos em excesso.

  • Tratamento das principais queixas pós-exame

» Em caso de dor abdominal, pode tomar qualquer antiespasmódico que tiver em casa, como por exemplo o Buscopan®.
» Em caso de inflamação das hemorroidas, tomar um comprimido de anti-inflamatório, fazer banho de assento com água morna a uma temperatura suportável, e em seguida aplicar no local qualquer pomada específica para inflamação hemorroidária.
» Caso a dor ou inflamação persista entrar em contato com a Clínica Procto Gastro.