É um método de diagnóstico invasivo das doenças orgânicas que acometem os órgãos da cavidade peritoneal, através da visualização direta dos órgãos por meio de uma ótica conectada a uma microcâmara cirúrgica, introduzida na cavidade abdominal. Permite não só o diagnóstico de doenças, mas também a coleta de material para estudo (biópsia) ou até o seu tratamento (p.ex. drenagem de coleções, lise de aderências, etc).

  • O exame

É realizado em regime de internação hospitalar em centro cirúrgico, com o paciente sedado ou sob anestesia geral, após jejum de 8 horas. É realizada uma pequena incisão ao nível da cicatriz umbilical, através da qual é feita a introdução de uma ótica conectada a uma microcâmera que projeta a imagem em um monitor de alta definição permitindo a análise visual dos órgãos da cavidade abdominal. Quando necessário é feita a introdução de instrumentos para realizar mobilização de vísceras ou procedimentos intervencionista com biópsia p. ex.

  • Preparo prévio

O paciente deve passar em consulta prévia com um membro da equipe cirúrgica da Procto Gastro, trazendo todos os exames já realizados, para receber as orientações, esclarecimentos e solicitação de preparo pré-operatório. Geralmente são solicitados exames de laboratório e avaliação cardiológica