É um procedimento de treinamento consciente de relaxamento da musculatura perineal durante a evacuação ou para aumentar a força de contração perineal em casos de incontinência.

  • O procedimento

É realizado através de uma sonda de manometria específica, que contém oito sensores de pressão, que é passada através do ânus, com o paciente em decúbito lateral, e posicionada dentro do canal anal. Em seguida, o paciente acompanha em um monitor, em tempo real, o registro das pressões durante a contração do ânus e esforço para evacuar, percebendo o que está fazendo: se está relaxando ou contraindo a musculatura, ou se está contraindo com força suficiente.

Dessa forma, o paciente acompanha em tempo real o movimento que ele realiza no esfíncter durante o esforço para evacuar e ao contrair o ânus. Com o passar das seções, o paciente consegue distinguir o movimento que antes era involuntário e passa a conseguir controlá-lo voluntariamente

O exame é indolor e bem tolerado, durando cerca de 20 minutos, sendo que o paciente recebe apenas a aplicação de um lubrificante no ânus, dispensando sedação ou anestesia.

  • Está indicano na:

1 - Aumentar o relaxamento do esfíncter anal durante a evacuação, aliviando a dor e o esforço para evacuar.

2 - Aumentar a força de contração voluntária e tempo de fadiga de pacientes com incontinência anal ou procidência de reto.

  • Preparo prévio

» No dia do exame

  • Aplicar uma bisnaga de Minilax® via retal as 08:00 horas, se for realizar o exame a tarde.
  • Tentar evacuar espontaneamente antes de vir a Clínica Procto Gastro.

» Não há necessidade de jejum.

» Evite realizar durante o período menstrual.