A Procto Gastro - Clínica de Cirurgia, Gastroenterologia, Proctologia, Oncologia, Obesidade e Diabetes foi fundada em 1995, em Belém (Pará), pelo Prof. Dr. Acácio Augusto Centeno Neto, funcionando inicialmente em um prédio na Av. Dom Romualdo de Seixas, com o objetivo de atender pacientes portadores de doenças clínicas e cirúrgicas do aparelho digestivo. Desde a sua fundação a Procto Gastro especializou-se no atendimento das afecções do Aparelho Digestivo (esôfago, estômago, intestinos, cólon, ânus, fígado, vesícula, vias biliares e pâncreas), investindo na especialização do corpo clínico, em equipamentos modernos, tecnologia de ponta e inovação na sua área de atuação.

Nesta época, a Procto Gastro foi a primeira Clínica do Pará, e uma das primeiras do norte e nordeste, a realizar exames de pHmetria esofágica de 24 horas.

 

 

Qualidade
Nosso objetivo é prestar serviços de excelência no atendimento, consultas, exames e cirurgias.

Com o crescimento, em 1999, a Procto Gastro mudou-se para um prédio mais amplo na Av. Generalíssimo Deodoro no. 817, onde permanece até hoje, com estacionamento e novos serviços como o Serviço de Fisiologia Digestiva especializado no diagnóstico de doenças digestivas altas ou baixas, que cursam com alterações da função motora do tubo digestivo.

Com a inauguração do Serviço de Fisiologia Digestiva a Procto Gastro foi a primeira clínica do Pará, e uma das primeiras do norte e nordeste, a realizar exames de manometria esofágica, manometria anorretal e exame de determinação do tempo de trânsito colônico com marcadores radiopacos.

Sempre atenta as inovações e novos tratamentos ligados a sua área de atuação, em 2002 foi implantado na Procto Gastro, o Serviço de Cirurgia Bariátrica (da obesidade), que já iniciou como um dos mais completos e avançados do Brasil oferecendo os vários métodos de tratamento cirúrgico (por via convencional e videolaparoscopia) e endoscópico da obesidade. Em 20 de novembro de 2002, a equipe do Serviço de Cirurgia Bariátrica da Procto Gastro realizou a primeira cirurgia bariátrica por vídeo laparoscopia no Pará, colocando o Estado do Pará entre os primeiros estados do Brasil, a realizar este tipo de cirurgia por vídeo laparoscopia.

A Procto Gastro, também em 2002, sempre inovando e investindo em tecnologia de ponta voltada a sua área de atuação, foi o primeiro Serviço de Cirurgia do Pará e um dos primeiros do norte e nordeste, a adquirir um Bisturi Ultrassônico, para utilizar nas cirurgias videolaparoscópicas avançadas e cirurgias bariátricas.

Em 2004, a Procto Gastro foi um dos poucos serviços do Brasil a adquirir o equipamento austríaco Cortador de Banda Endoscópico AMI para retirada de banda gástrica migrada para o estômago através de endoscopia, sem necessidade de cirurgia. A primeira retirada endoscópica de banda gástrica migrada em toda a região norte e nordeste do Brasil foi realizada em 30/03/2004 no Serviço de Endoscopia da Procto Gastro, utilizando este equipamento.

Em 2007, a equipe cirúrgica da Procto Gastro composta pelos médicos: Dra. Carmen Lobo, Dr Alexandre Nogueira e Prof. Dr Acácio Centeno Neto realizou em 03/02/2007, pela primeira vez no Pará, o tratamento de fístula anal complexa com emprego de uma prótese especial conhecida como plugue para fístula anal Surgisis. O plugue para fístula anal consiste em método pouco invasivo, que tem como grande vantagem não necessitar da secção dos músculos do canal anal, logo sem risco de causar incontinência anal, sendo indicado principalmente no tratamento de trajetos fistulosos complexos. Segundo a literatura médica o método tem mostrado excelentes resultados e poucas complicações.

Em 28 de setembro de 2007, a Procto Gastro inaugura “O Centro de Estudos, Práticas e Pesquisas - Professor Acácio Augusto Centeno Neto” com a palestra “MELANOMA. DIAGNÓSTICO E CONDUTA – Experiência do Grupo Brasileiro de Melanoma” proferida pelo Prof. Francisco Belfort (SP), no auditório do CRM-Pa. Esse Centro é voltado a realização de pesquisas e estudos clínicos.

Em 2010, a Procto Gastro passa a realizar o exame de ImpedanciopHmetria esofágica de 24 horas, sendo a primeira clínica do Pará e uma das primeiras do Brasil a oferecer este exame considerado o exame padrão ouro no diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Também em 2010, o Serviço de Cirurgia Bariátrica da Procto Gastro, passou a ser denominado Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, passando a oferecer o tratamento cirúrgico não só da obesidade, mas também do diabetes tipo 2 por via convencional e videolaparoscopia.

Em 2017, continuando sua caminhada de inovação, tecnologia de ponta  e vanguarda na sua área de atuação, a Procto Gastro, através do Serviço de Fisiologia Digestiva, passou a realizar, o exame de manometria esofágica de alta resolução, sendo o primeiro Serviço do Pará e um dos primeiros do Brasil, a oferecer esse tipo de exame no diagnóstico de distúrbios motores do esôfago e seus esfíncteres.

Em 2019, o Serviço de Endoscopia passa a utilizar equipamento de endoscopia de última geração com padrão HD de imagem e cromoscopia digital, que proporciona imagens em alta qualidade e ajuda o endoscopista a escolher o melhor local para realizar a biópsia.

Hoje a Procto Gastro funciona em sua plenitude, sem deixar de lado o objetivo de prestar serviços de excelente qualidade no atendimento, nas consultas, nos exames e nas cirurgias além de estar sempre acompanhando os avanços tecnológicos na sua área de atuação.