Normalmente após a cirurgia bariátrica o paciente apresenta uma importante perda de peso, melhora significativa na saúde e mudanças no aspecto físico e na esfera emocional.
Sem nenhum acompanhamento pós-operatório estas mudanças poderão não levar ao resultado imediato e tardio desejados pelo paciente, pois existem vários tipos de cirurgia bariátrica, e cada uma delas com suas particularidades, fazendo com que o acompanhamento pós-operatório seja individualizado para cada paciente levando em conta o sexo, a idade, as doenças anteriores a cirurgia, o tipo de cirurgia, etc. Sem um acompanhamento adequado o paciente pode desenvolver deficiências nutricionais, perda importante de massa muscular, reganho de peso e complicações tardias. Por esses motivos a equipe multidisciplinar do Serviço de Cirurgia da Obesidade e do Diabetes da Clínica Procto Gastro criou o Programa de Qualidade de Vida e Saúde Pós Cirurgia Bariátrica e Metabólica com o objetivo de oferecer aos pacientes um acompanhamento pós-operatório especializado, para que ele possa obter todos os benefícios da cirurgia e das mudanças, com bom resultado no curto e longo prazo. Este programa inclui os acompanhamentos abaixo discriminados:
- Nutricionista com experiência nos vários tipos de cirurgia:
Como a cirurgia não cura, mas ajuda no controle da obesidade e do diabetes, é fundamental a mudança pós-operatória dos hábitos alimentares para evitar reganho de peso. Além do risco de reganho de peso, o erro alimentar após a cirurgia causa deficiências nutricionais importantes. Por estes motivos, o acompanhamento de nutricionista com experiência na orientação e acompanhamento desta mudança é muito importante para uma perda de peso sem risco de deficiências ou reganho de peso.
- Educador físico com experiência nos vários tipos de cirurgia:
Após a cirurgia o paciente perde peso em consequência da perda da massa gorda – o que é muito bom, pois a gordura deforma o corpo e traz uma série de problemas para a saúde - e da massa magra – o que não é bom, pois o músculo é o que dá o contorno do corpo, dá o aspecto de juventude e beleza. Logo, se, ao emagrecer, o paciente perde massa magra ele acaba ficando flácido, com o aspecto de doente e envelhecido. O ideal é que a perda de peso pós-operatória seja a custa da perda exclusiva da massa gorda, com isso o paciente emagrece ficando com aspecto mais jovem, mais bonito, menos flácido e necessitando menos de cirurgia plástica. Por isso o acompanhamento com o educador físico com experiência em cirurgia é importante na elaboração de um protocolo individualizado e acompanhamento na manutenção ou ganho da massa magra pós-operatória.
- Esteticista com experiência nos vários tipos de cirurgia:
Na perda de peso o paciente também apresenta um ressecamento da pele que contribui para o aspecto de envelhecimento, além da redução da elasticidade que acaba contribuindo para excessos de pele e maior necessidade de cirurgia reparadora. Por isso o acompanhamento com uma esteticista com experiência em pacientes operados é importante na elaboração de protocolo individualizado de tratamento estético.
- Psicóloga com experiência nos vários tipos de cirurgia:
Após a cirurgia o paciente passa por importantes mudanças físicas e emocionais. Está mudanças emocionais ou manutenção de problemas emocionais que já apresentava antes da cirurgia e que contribuíram para o ganho de peso, se não tratadas adequadamente no pós-operatório poderão comprometer o resultado final da cirurgia levando o desvio para outras compulsões e até o reganho de peso.