Especialidade que abrange o diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico (convencional e por vídeo laparoscopia) das doenças que acometem o cólon, reto e ânus.
No tratamento não cirúrgico das hemorroidas a equipe da Procto Gastro tem obtido resultados excelentes com o emprego da técnica de ligadura elástica.
Exames relacionados a Cirurgia Proctológica
Serviços relacionados a Cirurgia Proctológica
- Serviço de Doença Inflamatória Intestinal
Na área da proctologia, a Clínica Procto Gastro possui um Serviço Especializado no Diagnóstico e Tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), termo que se refere à Doença de Crohn e à Retocolite Ulcerativa, doenças que cursam com uma inflamação crônica do trato gastrointestinal, podendo causar graves complicações, como o câncer, além de sequelas e risco de vida.
Enquanto a Retocolite Ulcerativa inicia pelo reto causando inflamação da mucosa, e pode se estender ao longo de todo o cólon (Intestino grosso), a Doença de Crohn causa inflamação todas as camadas da parede do trato digestivo e pode atingir qualquer região da boca ao ânus.
As DII podem ser diagnosticadas em qualquer idade, porém, atingem mais frequentemente pacientes entre 15 e 40 anos.
Dentre os sintomas mais frequentes, destacam-se: diarreia persistente, presença de sangue e/ou muco nas fezes, dor abdominal, perda de peso e inflamação anal.
- Serviço de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) Anorretais
Ainda na área da proctologia, a Clínica Procto Gastro possui também um Serviço Especializado no Diagnóstico e Tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), acometendo o reto e ânus, geralmente causadas por intercurso anal receptivo ou contaminação contínua a partir da região genital.
As doenças sexualmente transmissíveis que mais frequentemente acometem a região anorretal são:
- Gonorreia – causada pela N. gonorrhoeae;
- Tricomoníase - causada pelo C. Trachomatis;
- Condiloma ou verruga anal – causada pelo Papilomavírus humano (HPV);
- Herpes vírus Simples (HSV)
Os sintomas das DSTs anorretais podem ser inespecíficos, como: verrugas, dor ou prurido (coceira) anal, saída de sangue ou pus através do ânus, urgência evacuatória e sensação de evacuação incompleta. Na presença de algum destes sintomas, deve-se procurar um proctologista, para que seja feita uma avaliação.
Quando realizado o diagnóstico de uma DST, torna-se obrigatório investigar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sífilis, devido a alta frequência de associação entre elas.